quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Projeto MaratonaSP 2013 #1


           

               Esse post é muito especial, pois marca oficialmente o lançamento do meu Projeto Maratona de São Paulo 2013. Aqui contarei um pouco sobre essa escalada rumo a linha de chegada dos 42.195 metros da maratona paulista. Será uma espécie de ”diário de bordo” nos próximos seis meses, onde dividirei com vocês toda a trajetória de treinos, dietas, dores, contratempos, planilha, preguiça, superação e tudo que pode conter dentro dessa empreitada monumental que é completar pela primeira vez uma maratona.
            De início quero dizer sobre a importância do preparo físico para atingir essa meta, mais que isso, é muito importante estar com o corpo bem preparado, pois se eleva o corpo à exaustão quase sempre e o coração deve ser bem preparado. Assim sendo há pouco mais de três meses passei com o cardiologista para saber qual era a situação da “minha maquininha”, e ele está ótimo, a todo vapor, mais saudável é impossível. Todavia, só por precaução, refiz todos os exames, incluindo o ergômetro e hemograma completo, este último, diga-se de passagem, mostrou que o meu nível de colesterol ruim está bem abaixo do limite estipulado pela OMS, que ótima notícia, além disso, os demais indicadores também estão dentro do esperado. Saúde perfeita! De qualquer modo, tentarei repetir os exames quando a maratona estiver próxima, só para o cardiologista me liberar de vez.
            Ainda falando da parte física o meu joelho, recém lesionado, ainda dá alguns sinais de que não está 100%, não tem doído, mas as vezes ele fica um pouco fadigado, mais do que o comum, é como se ficasse um pouco dolorido, mas não aquela dor aguda de outrora, de qualquer modo na segunda, dia 19 de novembro tenho retorno marcado com o Dr. Gerson, e vamos ver o que ele vai falar sobre minha ressonância.
            Agora falando da “outra” parte física, os treinamentos já começaram, já realizei dois longões no último mês, sendo o último de 21 km com o tempo de 2h20, tentarei até o fim desse ano chegar próximo da marca dos 30 km. Os treinos de tiro, fartlek, ritmado e de subidas para ganhar resistência, o que não é pouco.
            Estou com aproximadamente 80 kg, isso por conta da musculação, aliás eu fui advertido que isso aconteceria, minha meta é chegar ao dia da maratona (28 de abril) com 75 kg. Falando em musculação, treino às terças e quintas, metodicamente já visando tonificar minha musculatura para não ter nenhum problema no grande dia.
            Para terminar faço votos para que meu grande amigo Alcides se livre logo de uma lesão no menisco, pois a idéia de completar a maratona foi tomada em conjunto, fizemos um pacto para treinarmos juntos para um dar forças ao outro naquela hora que sempre bate um desânimo. Os últimos treinos eu fiz sozinho, e senti a falta dos nossos papos intelectuais durante as passadas, onde discutimos história, geografia, política e economia, dessa forma a corrida fica bem mais tranqüila e legal. Espero de verdade que nosso pacto se concretize e que possamos completar juntos os 42-195 metros.
            Por enquanto é isso, a XIX MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO pra mim já começou.


Dou por aberto, oficialmente, o Projeto Maratona de São Paulo 2013
             

3 comentários:

  1. É isso aí Ademir, com a vontade que você está e os treinamentos que vem fazendo, você vai tirar esses 42K de boa.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. desejo sucesso a você cara, que esse projeto se concretize e você possa sim completar esta maratona.

    www.temposminimos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ademir, o segredo é treino, treino, treino. Depois é só curtir a prova.

    Desejo sucesso!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com

    ResponderExcluir